Comece algo que faça a diferença

Blake Mycoskie

Blake Mycoskie

Conheça a incrível história de Blake Mycoskie, fundador e CEO da TOMS Shoes, empresa que doa sapatos, óculos, água, materiais para parto e treinamento para reduzir o impacto do bullying nas escolas.

Tudo começou em 2006, quando Blake tirou uns dias de férias para visitar novamente a Argentina. Dessa vez para dançar tango, jogar polo e beber Malbec. Sua primeira visita àquele país foi em 2002, quando participou do programa The Amazing Race da CBS e perdeu o prêmio de 1 milhão de dólares por apenas 4 minutos de diferença para o primeiro colocado.

Nesta última visita, Blake notou que muitos argentinos usavam Alpargatas, não importando o nível social e nem o ambiente: jogadores de polo, estudantes, cidade, fazenda, baladas etc.

Mas será que as Alpargatas teriam mercado nos EUA?

Esta foi a primeira pergunta que veio à cabeça, pois naquela época Blake estava envolvido em sua quarta startup. Um empreendedor nato! Entretanto, aquela viagem era para diversão e não para trabalho.

No final da viagem ele conheceu um projeto voluntário de doação de sapato para crianças carentes. A completa dependência da boa vontade dos doadores fazia com que este projeto não tivesse fôlego financeiro e nem capacidade de escalar e crescer. Durante alguns dias ele acompanhou os voluntários e visitou dezenas de vilarejos, testemunhando o impacto real – e triste – de como a falta de um sapato afeta a saúde das crianças: dos calos às infecções.

Ele poderia doar dinheiro, pedir ajuda para amigos, parentes e conhecidos, mas… mais cedo ou mais tarde…essa “fonte iria secar”. O projeto precisava mais do que doações casuais. As crianças precisavam de doações constantes. O projeto precisava de um fluxo confiável e constante de financiamento.

Solução: negócios e empreendedorismo! Por que não criar um negócio rentável que ajude a prover sapatos para estas crianças?

“Vou criar uma empresa de sapatos que fará um novo tipo de Alpargatas. Para cada par vendido, vou doar um novo sapato para uma criança que precise”. E assim nasceu a TOMorrow Shoes, a TOMS, com o lema One For One ™.

TOMS - Shoes for Tomorrow

Bandeira da Argentina?

Sem experiência no ramo e sem falar espanhol, Blake e seu amigo argentino Alejo procuraram sapateiros locais e “fábricas” que poderiam produzir as tais alpargatas diferentes. Depois de alguns testes e protótipos, Blake voltou para os EUA com 250 pares.

Ele convidou os amigos para um jantar e contou sobre sua viagem. Falou do tango, do polo, do Malbec, do projeto de caridade e finalmente contou a ideia por trás da TOMS. Bingo! Os amigos adoraram a ideia e naquela noite todos voltaram para casa calçando alpargatas.

Blake conseguiu emplacar o novo tipo de sapato em uma loja chamada American Rag, depois de contar a história da TOMS para o gerente comercial. Naquela ocasião, ele vendia um ou dois pares por dia.

O negócio decolou quando um editor do Los Angeles Times conheceu e publicou um artigo sobre a história da TOMS. Naquele dia ele recebeu 2.200 pedidos! Em pouco tempo a notícia foi publicada na Vogue, Time, People, O, Elle e Teen Vogue.

No final daquele verão, a TOMS ultrapassou a marca de 10.000 pares vendidos. Apenas 9 meses depois de ter a ideia, Blake atingiu o número alvo para volta à Argentina e cumprir a promessa de doação. Ele levou a família, o estagiário que ajudava no despacho dos pedidos, os amigos que apoiaram no início dessa aventura, Alejo e os sapateiros envolvidos no projeto.

Foram 10 dias distribuindo 10.000 pares de sapatos para crianças pobres em diversos vilarejos. A cada parada ele se emocionava. Lágrimas corriam em seu rosto a cada sapato entregue. Choro de amor, felicidade e realização. Ele entendeu o real significado de  “tears of joy”.

Essa experiência mudou a vida de Blake e, com certeza, teve impacto em milhares de crianças na Argentina.

TOMS é mais do que um sapato. É parte de uma história, de uma missão e de um movimento que qualquer um de nós pode participar e ajudar.

O livro conta como é possível ganhar dinheiro, atingir a realização pessoal e fazer um impacto positivo no mundo tudo ao mesmo tempo. É inspirador!

Depois de mais de 1 milhão de pares doados, a TOMS diversificou seus produtos e agora vende óculos, bolsas, roupas, acessórios e até café. De forma correlata, a TOMS também diversificou sua missão. Agora ela doa tratamento ocularágua, materiais para um parto mais seguro e treinamento para reduzir o impacto do bullyng nas escolas. O que mais vem por aí?

Apoie a causa da TOMS comprando um dos seus produtos!

Conheça mais o projeto TOMS Giving Project no TED.

Comece Algo Que Faça A Diferença

Comece Algo Que Faça A Diferença

Comece Algo Que Faça A Diferença – Mycoskie, Blake
Em “Comece Algo Que Faça a Diferença”, Blake Mycoskie conta a história da TOMS, uma das empresas de calçados que mais cresce no mundo, além de partilhar ensinamentos que aprendeu com outras empresas inovadoras como ‘Method, charity-water, Feed Projects e Terra Cycle’. Mycoskie apresenta seis dicas para criar ou transformar sua vida, ou sua empresa – desde descobrir o cerne da sua história, até ser engenhoso sem recursos; de superar seus medos e dúvidas a incorporar o ato de doar em todos os aspectos de sua vida.

Compre o livro “Começe Algo Que Faça A Diferença” na Saraiva.

Leave a Reply